A Transversalidade da Educação Ambiental na educação infantil
Certamente você já deve ter ouvido aquela frase: "As crianças de hoje serão os adultos de amanhã." Sim, são elas que terão de lidar com os desafios gigantescos que estamos passando como a crise climática e o estresse hídrico. E são elas que precisarão estar preparadas para tomar as mais importantes decisões para o futuro da humanidade.
O estudo "Pobreza na Infância e na Adolescência" do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostra que 6 em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de pobreza, e grande parte desse grupo é privado do acesso a serviços de saneamento, educação e informações gerais sobre cuidados com o meio ambiente.
Essa dura realidade demonstra a urgente necessidade de incentivar a formação de cidadãos conscientes e participativos nas soluções dos problemas ambientais e sociais. E é nesse senso de urgência que as escolas têm um papel fundamental, principalmente na educação infantil.
É porque este é o momento ideal para abordar o tema da Educação Ambiental, pois é durante a infância o nosso desenvolvimento cognitivo é bastante significativo e, por isso, é uma das fases mais importante para assimilar novas informações e compreender princípios e valores.
Afinal, quanto mais cedo o tema for abordado com os pequenos e pequenas, maior a chance de formar indivíduos mais responsáveis e conscientes de seu papel na preservação do planeta. É possível trabalhar, por exemplo, com valores e formação de ideias, buscando transformar suas atitudes, de modo a perceber que todos nós somos responsáveis pelo futuro e que cada um pode e deve fazer sua parte para um mundo melhor.
E você sabe o que é Educação Ambiental?
A Educação Ambiental é o processo de obter novos valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para as questões ambientais. Assim, a criança vai se tornando um agente transformador da preservação do meio ambiente e seus recursos naturais. Porém, a educação ambiental vai muito além do que apenas conscientizar os pequenos sobre o lixo, reciclagem ou poluição, por exemplo. Para isso, é necessário refletir sobre situações que possibilitem às crianças pensarem em propostas de intervenção em suas próprias realidades.
Segundo a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a educação ambiental para crianças tem quatro objetivos principais:
* Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais;
* Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente;
* Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca;
* Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.
Deste modo, quando incluída de forma articulada na escola, a Educação Ambiental prepara a criança para exercer sua cidadania de maneira sustentável ao trazer mudanças de mentalidade em relação às escolhas que fazemos em nossa vida, além de reconhecer a importância da natureza para o ser humano.
E como incluir de modo efetivo a Educação Ambiental em sua escola? É necessário que seja uma experiência lúdica, atrativa, alegre, criadora de sentidos e significados e que estimule a criatividade da criança, além de ser transversal e interdisciplinar. A Educação Ambiental, pode e deve ser trabalhar em todas as disciplinas, sem a necessidade de ser uma disciplina à parte. E é na transversalidade da dela que se consegue criar esses pequenos espaços de diálogo entre saberes extraescolares, construídos nas mais diferentes realidades dos alunos.
São os diálogos que oferecem a produção de novos saberes e a ressignificação do problema. Pode ser traduzido na discussão de fatos do nosso cotidiano como ausência ou não de saneamento básico, coleta seletiva ou enchentes.
A Educação Ambiental é, sem sombra de dúvida, um instrumento poderoso para mudarmos o nosso futuro. O que vemos, apesar da negligência de incluí-la na nos planos pedagógicos das escolas, é que precisamos muito dela e cada vez mais e mais.
Referências:
Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros. Organizadores: Edson Grandisoli, Daniele Tubino Pante de Souza, Pedro Roberto Jacobi, Rafael de Araújo Arosa Monteiro. São Paulo: IEE-USP: Reconectta: Editora Na Raiz, 2020. Disponível em: http://www.iee.usp.br/?q=pt-br/noticia/livro-educar-para-sustentabilidade-vis%C3%B5es-de-presente-e-futuro
SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Décio Oliveira dos. Educação Ambiental no âmbito da gestão escolar. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 27, 26 de julho de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/26/educacao-ambiental-no-ambito-da-gestao-escolar