Ayurveda: Unindo Corpo, Mente e Natureza pela Saúde
Quantos de nós não sentimos a sensação de ruptura e desconexão com o mundo nesses últimos anos? A impressão de que o tempo está passando de forma mais veloz e estamos perdendo nossa orientação nessa contagem frenética.
Junto a isso recebemos diariamente estímulos dos mais variados tipos diante das telas que nos acompanham, como: celulares, computadores e, mais recentemente, relógios. O Brasil ficou na terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo gasto em aplicativos em 2019 – conforme informa o relatório da consultoria App Annie.
Em plena era da conexão, estamos cada vez mais conectados ao virtual e mais afastados do contato real, seja pela agitação da rotina diária, pela falta de tempo ou mesmo pela falta de ânimo e energia resultante desse ciclo de vida cada vez menos saudável.
Qual foi a última vez que você pode (e conseguiu) estar offline? Quando foi seu último contato com a natureza? Uma caminhada por um parque, ar puro entrando pelas narinas e preenchendo os pulmões, observar o balanço e a melodia do mar em um final de tarde? Não à toa, as estatísticas de doenças relacionadas ao ritmo de vida agitada, como ansiedade, Síndrome de Burnout, gastrite e enxaqueca, vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
Nesse cenário, o ocidente desperta para a Ayurveda, filosofia médica milenar surgida na Índia. E conforme seu significado – originária do sânscrito: Veda que pode ser traduzido como conhecimento ou ciência e Ayus traduzido como vida – a Ayurveda (ciência da vida) sugere que para se ter uma vida saudável é preciso estar em harmonia com a natureza, nos reconhecendo como parte integrante do meio.
Além disso, por ser uma filosofia holística, a Ayurveda entende o ser humano em sua completude, reconhecendo que a vida humana é composta por quatro dimensões: Atma (que representa a alma ou o ser), Manas (equivalente à mente), Indriyas (correspondente aos sentidos) e Sharira (simbolizando o corpo físico). Desta forma, a busca pelo equilíbrio – interno e externo – entre corpo e mente, e entre ser humano e natureza é o objetivo desta filosofia e o que nos permite alcançar a saúde de forma integral.
De acordo com a Ayurveda, tudo que existe no universo, inclusive o corpo humano, é composto pelos Pancha Maha Bhutas – os cinco grandes elementos – isto é, espaço ou éter (Akasha), ar (Vayu), fogo (Agni), água (Jala ou Ap) e terra (Prithvi). Esses elementos se manifestam em nosso corpo através de doshas (humores biológicos), dhatus (tecidos) e malas (excreções).
Os três doshas – Vata, Pitta e Kapha – são as forças que controlam as atividades fisiológicas, eles são formados pelos cinco elementos, sendo que, geralmente, há a predominância de dois deles. No dosha Vata espaço e ar dominam; enquanto que no Pitta prevalecem os elementos fogo e água; e no Kapha destacam-se água e terra.
Os doshas possuem grande importância para a saúde, pois são apontados como base do corpo humano, isso porque tanto as funções fisiológicas como as tendências patológicas (tendências a desenvolver algum distúrbio ou doença) estão diretamente relacionadas ao seu funcionamento.
Nosso corpo possui a incrível capacidade de manter o equilíbrio, mas os maus hábitos, desenvolvidos pela rotina agitada e pela falta de tempo, perturbam esse equilíbrio, desestabilizam o funcionamento de nosso corpo e podem levar ao surgimento de doenças.
Por essa razão te convidamos a se juntar a nós nessa jornada de (re)conexão com nossos corpos, com a natureza e com a vida. Prezamos pelo cuidado e pela saúde humana e do nosso planeta, nosso intuito é levar esse movimento a pessoas, que assim como você, estejam interessadas na transformação de hábitos e na renovação da vida.
Vamos espalhar esse propósito? Juntos, somos mais fortes!
Referências:
ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda. Ayurveda Ou Medicina Ayurvedica. Disponível em: https://ayurveda.org.br/a-abra/o-que-e-ayurveda/.
AGÊNCIA BRASIL. Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-01/brasil-e-o-3o-pais-em-que-pessoas-passam-mais-tempo-em-aplicativos.
ROCHA NETO, Anderson Moreira da. Um estudo dos textos clássicos do Ayurveda em perspectiva histórico-antropológica. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/4667.