Celebrar o Dia da Terra é mais importante do que nunca
Dia 22 de abril, é celebrado o Dia da Terra ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra.
A data é a oportunidade perfeita para informar e conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.
Você sabe qual a história do Dia da Terra?
A primeira vez que o Dia da Terra foi celebrado foi em 1970. Cerca de 20 milhões de americanos – na época, 10% da população total dos Estados Unidos – foram às ruas protestar contra os impactos negativos do desenvolvimento industrial (derramamento de óleo, poluição atmosférica e dos rios) e exigir um planeta mais limpo. Milhares de faculdades e universidades organizaram protestos e houve grandes comícios de costa a costa em cidades, vilas e comunidades dos Estados Unidos.
O protesto recebeu a adesão de vários países e foi o maior evento cívico do planeta à época e obrigou os governos a tomarem ações concretas, como o estabelecimento de leis e agências ambientais. Além desses resultados práticos, o evento demonstrou a força das pessoas quando se unem e demandam ações.
Em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução reconhecendo formalmente o Dia Internacional da Mãe Terra, sendo comemorado no dia 22 de abril de cada ano.
Qual é o tema deste ano?
A cada ano, um tema diferente é abordado, esses temas são relacionados com a preservação e redução dos nossos impactos negativos no planeta. O tema deste ano é “Invista no Nosso Planeta” e destaca como podemos intensificar o combate às mudanças climáticas e o que cada um pode fazer para garantir as gerações futuras.
Os padrões insustentáveis de consumo e de produção estão alimentando uma crise tripla (perda da biodiversidade, poluição e insegurança alimentar) através das alterações climáticas. E as últimas reuniões entre os países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (COP 26) trouxeram resultados nada animadores e expôs uma crise climática ainda mais evidente e acelerada.
Os próprios governos não irão resolver, tampouco estão tomando medidas suficientes para mitigar esta crise climática, ou mesmo criando uma economia equitativa que permita que todas as pessoas em todos os países participem da economia verde em expansão.
Então como iremos mitigar e resolver a crise climática?
A mudança de cada um nós!
Uma ação conjunta é necessária! Investir no nosso planeta requer ação coletiva e engajamento de todos os setores. Precisamos agir agora para proteger nossa saúde, progredir nossa economia e curar o planeta. A menos que todos os ajam agora, as mudanças climáticas prejudicarão cada vez mais as economias, aumentarão a escassez, drenarão os lucros e as perspectivas de emprego e afetarão a todos nós.
Por enquanto ainda há tempo para resolver a crise climática, tempo para escolher um futuro próspero e sustentável, e tempo para restaurar a natureza e construir um planeta saudável para nossos filhos e netos, mas o tempo é curto.
A restauração do ecossistema é uma das formas mais importantes de fornecer soluções baseadas na natureza para a segurança alimentar, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e perda de biodiversidade.
Afinal, a Terra é a única casa que temos. Precisamos de todos, enquanto ainda temos tempo. Porque um futuro verde é um futuro próspero.
Referências:
EARTHDAY.ORG. A História do Dia da Terra. Disponível em: https://www.earthday.org/history/.
ONU MEIO AMBIENTE. Saiba por que o Dia da Terra é mais importante do que nunca. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/saiba-por-que-o-dia-da-terra-e-mais-importante-do-que-nunca.