Clean Beauty: Empreendedorismo feminino mudando padrões
Março é o mês das mulheres, um mês que nos convida a pensar sobre como a sociedade vem se transformando com os movimentos feministas, e com as novas possibilidades de ser mulher nos dias de hoje, no Brasil e no mundo.
Às mulheres sempre foi exigido socialmente que fossem bonitas, educadas, submissas. O feminino significa doçura, beleza, delicadeza e tantos adjetivos similares. Com o movimento feminista, passou a também significar força, coragem e luta.
O feminismo aliviou o peso das mulheres de serem lindas e delicadas. A questão é interessante porque muitas mulheres colocam sua saúde em risco para se encaixarem em padrões de beleza.
Corpos magros podem ter curvas. Cabelos pintados ou lisos podem ser naturalmente brancos, grisalhos, crespos ou ondulados.
Chega de colocar em risco a saúde com cirurgias estéticas perigosas como a lipoaspiração, que continua matando mulheres, e até procedimentos estéticos que estão em alta, como Botox ou alongamento de cílios.
A beleza do consumo consciente
Com a consciência de que não vale a pena correr atrás de padrões de beleza inalcançáveis, arriscando a própria saúde e prejudicando também o meio ambiente, nasce o movimento Clean Beauty.
Um movimento comportamental que vem crescendo no mundo. A ideia básica é a valorização da beleza natural, não artificial.
Os fundamentos desse movimento são a preferência por produtos naturais desde sua produção até o descarte. São produtos feitos com ingredientes naturais, orgânicos, não tóxicos à saúde e ao meio ambiente. Vendidos, preferencialmente, em embalagens sustentáveis, biodegradáveis ou recicláveis.
O conceito também incorpora a aceitação de si. É um movimento essencialmente feminino porque as mulheres são as que mais se sentem pressionadas a serem bonitas, e a seguirem padrões de beleza.
Feminismo e Clean Beauty têm tudo a ver uma vez que as mulheres obtiveram alguma liberdade econômica e que hoje são um mercado consumidor muito importante. Elas ditam as regras e o consumo delas está cada vez mais consciente, pois elas são mais engajadas com o meio ambiente.
Protagonismo feminino
Muitas mulheres entenderam que não devem competir entre elas e decidiram empreender nessa ideia. Assim, mulheres empresárias investiram no mercado Clean Beauty para criar produtos naturais e fortalecer um estilo de vida mais a ver com a essência feminina do respeito à vida, afinal, a natureza é feminina pelo menos no nome.
Empresárias e consumidoras buscam soluções sustentáveis e de impacto ambiental positivo para continuarem a ser mulheres bonitas, inteligentes, consumidoras conscientes, donas de suas próprias vidas mas, acima de tudo, naturais!