Segurança Hídrica: As Águas Vitais que Emergem do Bioma Cerrado
Considerado como um hotspot mundial de biodiversidade, o Cerrado é uma das savanas mais rica em diversidade do mundo e o segundo maior Bioma do país, ocupando cerca de 23,3% do território brasileiro. Devido a sua localização central, o Cerrado compartilha espécies com três biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica), o que contribui para sua alta biodiversidade adaptadas ao ambiente.
Possui um clima bastante definido, com duas estações bem definidas: verões chuvosos e invernos seco. Também apresenta uma flora abundante de espécies endêmicas, com 12.829 espécies de plantas nativas já catalogadas.
O bioma abriga ainda diversas nascentes e importantes áreas de recarga hídrica. Não é à toa que o Cerrado é conhecido como o berço das águas do Brasil, já que nele estão localizados três grandes aquíferos – Guarani, Bambuí e Urucuia –, responsáveis pela formação e alimentação de importantes rios do continente. Ali se concentram nascentes que alimentam oito das doze grandes bacias hidrográficas brasileiras, entre eles a bacia Amazônica, do Araguaia/Tocantins, do Atlântico Norte/Nordeste, do São Francisco, do Atlântico Leste e do Paraná/Paraguai, incluindo as águas que escoam para o Pantanal.
A região contribui com a maior parte da água que alimenta diversas bacias, tais como: 71% da produção hídrica da bacia do Araguaia/Tocantins, 94% do São Francisco e 71% do Paraná/Paraguai. Isso demonstra o papel fundamental do Cerrado no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país e a dependência hidrológica dessas bacias em relação ao bioma.
Cabe ressaltar ainda, a importante contribuição do Cerrado para a bacia do Rio São Francisco que é responsável por 70% da água doce do Nordeste e de boa parte do estado de Minas Gerais. O Rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico, corre por 521 municípios em 5 estados e alimenta a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas.
Assim, o Cerrado é uma imensa caixa d’água que distribui seus recursos hídricos para diferentes cantos do nosso país, seja para o abastecimento público, agricultura, indústrias, geração de energia, navegação, pesca e aquicultura, turismo e recreação, entre outros. Com tudo isso, pode ser compreender a importância e a relevância do bioma para a sustentabilidade hídrica do nosso país.
Sua vegetação é de extrema importância para a captação das águas da chuva. O Cerrado é como uma floresta invertida, com copas menores e raízes muito profundas, funcionando como uma grande esponja que absorve a água e a leva a seus aquíferos que distribui a água por toda a região.
Em contraponto à grande quantidade de nascentes, rios e aquíferos, atualmente o Cerrado é o segundo bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Em 2020, da área original do bioma, restavam apenas 54,4% com cobertura de vegetação nativa, enquanto outros 45,6% já estavam ocupados por usos antrópicos (ação humana), principalmente por pastagens (23,7%) e agricultura (13,2%). Atualmente, o Cerrado é o bioma que mais concentra atividades agropecuárias. Nele estão 60% da produção agrícola anual brasileira, com as monoculturas de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.
A crescente pressão para a abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, vem acompanhado de um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região e degradação do bioma, com nascentes e cursos d'água assoreados, o que reduz seu potencial hídrico e grandes áreas desmatadas. Quando se desmata o Cerrado compromete-se não somente a sua biodiversidade, mas também seus recursos hídricos, que são fonte de água para mais 20 milhões pessoas que vivem no bioma.
Por essa razão, a preservação da vegetação do Cerrado é fundamental para a manutenção dos níveis de água em grande parte do país e sobrevivência de grande parte da população.
Referências:
AGÊNCIA BRASIL. Berço das águas, Cerrado precisa de proteção para garantir abastecimento no país. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/berco-das-aguas-cerrado-precisa-de-protecao-para-garantir-abastecimento-no.
INSTITUTO JURUMI. Bioma Cerrado, um berço de águas. Disponível em: https://www.institutojurumi.org.br/2020/07/bioma-cerrado-um-berco-de-aguas.html.
WWF-BRASIL. Berço das águas. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/cerrado/bercodasaguas/.