Vinho e Sustentabilidade: Como a escolha de um bom vinho pode ajudar o planeta
O vinho acompanha a história e a evolução da humanidade e com a prática da sustentabilidade não poderia ser diferente
A história da humanidade se mescla com a história do vinho. O continente africano foi o berço da civilização e também foi onde se iniciou a produção de vinho em larga escala. Pesquisadores encontraram em antigos hieróglifos, de diversas dinastias de faraós, como o vinho era preparado no período, confirmando este último fato. E como a antiga civilização egípcia representou um dos polos econômicos e culturais mais importantes da história, o Egito teve um papel primordial na expansão do vinho pelo mundo e foi a partir daí que ele chegou à Grécia e se espalhou por toda a Europa.
Desde então o vinho se popularizou caindo no gosto de muitas pessoas e se tornando, inclusive, a bebida preferida de muitas outras. O mundo passou por diversas transformações: industrialização, tecnologias, inovação. A ação do homem no planeta foi responsável por construir um ambiente muito mais “aconchegante” para a sociedade, mas também trouxe consequências perigosas para o meio ambiente. As mudanças climáticas são um retrato de como ações antrópicas impactam negativamente a natureza e, consequentemente, nossas vidas.
Os impactos das mudanças climáticas são cada vez mais visíveis e influentes em nossas vidas. Todas as atividades humanas impactam o meio ambiente de alguma forma e com a produção de vinhos não poderia ser diferente. Apesar de parecer um processo natural, a produção de vinhos envolve muitas etapas com proporções industriais e que tem grande impacto ambiental – desde o cultivo de videiras em larga escala; uso de energia, água, pesticidas, fertilizantes e produtos químicos ainda na etapa de plantio; a etapa de fabricação do vinho, das garrafas, rótulos e rolhas; o transporte e a refrigeração dos vinhos; e, finalmente, o descarte das garrafas e dos resíduos da indústria vinícola
Mudanças Climáticas e Mudança dos Consumidores
A produção de vinho, como qualquer outra atividade agrícola, sofre influência direta do clima. Assim, as mudanças climáticas impactam diretamente em fatores essenciais para esse segmento como temperatura, qualidade do solo e índices pluviométricos. Para se ter ideia da dimensão do problema, caso a média global de temperatura aumente 2ºC, as regiões produtoras podem sofrer uma perda de 50% de suas áreas.
Além disso, as mudanças de comportamento e de preferência dos consumidores também afeta diretamente o segmento de vinhos. Nos últimos anos, o mercado observou a maior conscientização de consumidores a respeito das mudanças climáticas e de questões ambientais em geral, o que refletiu na procura por vinhos mais saudáveis e cuja produção trouxesse benefícios ao meio ambiente. Os consumidores buscam marcas de vinho que estejam mais alinhadas à sustentabilidade em sua cadeia produtiva, desde o uso de práticas sustentáveis, a implementação de responsabilidade social e questões relacionadas à diversidade e condições justas de trabalho.
Vinho e Sustentabilidade
Na prática, como seria a produção sustentável de vinho?
Para um vinho ser realmente sustentável, a sustentabilidade precisa ser um elemento presente em toda a cadeia. Desde o plantio (com uso de práticas agrícolas orgânicas e regenerativas que trazem benefícios à qualidade dos vinhos e ao ambiente do entorno das plantações); passando pela produção (com menor uso de energia e reaproveitamento da água usada no processo); e também por um envasamento com embalagens que contenham menos vidro em sua composição e, consequentemente, tenham uma menor pegada de carbono; chegando até o descarte correto dos resíduos gerados pelo processo de produção.
Um bom exemplo de vinhos mais sustentáveis são os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais que levam em consideração vários desses quesitos anteriores em seus processos de produção, tornando-os muito mais saudáveis aos consumidores e ao meio ambiente.
Nós da Green Match acreditamos na mudança do sistema produtivo e por isso incentivamos os produtores que optam por incluir a sustentabilidade em seus modelos de negócios. Assim, você encontra em nosso site diversos vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais de parceiros que possuem essa mesma vontade de tornar o mundo mais sustentável.
Referências:
ECYCLE. Do cultivo ao transporte, entenda os impactos ambientais de cada fase do processo de fabricação do vinho. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/impactos-ambientais-fabricacao-do-vinho-cultivo-transporte-producao-vinhedos-parreiras-tratamento-produtos-quimicos-residuos-fertilizantes-pesticidas-resquicios-dormencia-emissoes-dioxido-carbono-tran/>.
PENSAMENTO VERDE. Da produção à taça, qual é o impacto ambiental do vinho? Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/da-producao-a-taca-qual-e-o-impacto-ambiental-do-vinho/>.
REVISTA ENGARRAFADOR MODERNO. A sustentabilidade nas vinícolas. Disponível em: <https://engarrafadormoderno.com.br/materia-principal/a-sustentabilidade-nas-vinicolas>.
VIÑA CONCHA Y TORO. A sustentabilidade no mundo do vinho. Disponível em: <https://conchaytoro.com/pt-pt/blog/a-sustentabilidade-no-mundo-do-vinho/>.
VINÍCOLAS SANTA AUGUSTA. A história do vinho e sua cultura. Disponível em: <https://santaaugusta.com.br/a-historia-do-vinho-e-sua-cultura/